ADMINISTRANDO A GLOBALIZAÇÃO

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Cidades Mundiais

A globalização trouxe para as cidades aspectos muito interessantes. Alguns podem ser negativos, outros podem ser considerados de muito valor para o seu desenvolvimento. Vemos um processo multipolar de desenvolvimento ocorrendo no nosso planeta, sabemos que tudo isso decorre da globalização, mas até que ponto a globalização é sadia, e até onde ela pode deixar rastros devastadores em uma economia?

São algumas perguntas que temos de nos responder antes de tentar discutir globalização. É um processo que já ocorre há muitos anos, desde a criação de meios de transporte marítimos, aéreos e até férreos, as pessoas e as cidades já se comunicam e comercializam umas com as outras. Essas trocas culturais já ocorrem a muito tempo e são, com certeza, o único rumo que a humanidade pode seguir, porém, o processo de globalização se tornou mais evidente esses últimos anos pelo fato de que as redes de comunicações se desenvolveram de maneira espantosa acelerando também o que já vinha acontecendo a décadas.

Se a globalização pode ser considerada um processo negativo para os países subdesenvolvidos no aspecto comercial, por outro lado ela abre portas para o desenvolvimento da tecnologia, pesquisas, ciência e telecomunicações.

Não se deve pensar na globalização como um processo que possa ser criticado ou elogiado, mas sim como algo que existe independentemente da nossa vontade, um rumo a seguir pelo homem que não parece tão antigo e remoto quanto verdadeiramente é.


Por: André Luis Tripodi

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial